sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Capacitação da Rede de Enfrentamento

A Rede de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Criança e Adolescentes da Capela do Socorro e Parelheiros, realizou aos 05 de setembro no CEDECA Interlagos  o 1ª Módula da Capacitação da Rede de Enfrentamento, abordando o tema “A postura profissional na identificação de Casos“, estiveram presentes 25 pessoas, entre profissionais da Assistência Social, Saúde, Educação e Conselho Tutelar.



A Dra. Dalka Ferrari, psicóloga, coordenadora do Centro de Referência às Vítimas da Violência do Instituto Sedes Sapientiae e assessora da CMESCA, conduziu o tema abordando os indicadores de violência doméstica, abuso e exploração sexual comercial de crianças e adolescentes e a detecção, notificação e encaminhamentos deste tipo de violação. Os participantes puderam tirar suas dúvidas sobre o tema e  ter e  ter acesso  à relatos  da vasta experiência  profissional da           Dra. Dalka, o que proporcional um momento impar de formação. Como podemos perceber em algumas falas dos participantes:

 Muito interessante a fala da Dalka! Quando ela apresenta os indicadores de violência contra crianças e adolescentes, e a postura dos pais sobre essa questão. Para nós profissionais é muito importante ter isso em mente”.
(Luciana, SASF-I)
“Foi objetivo e necessário, ótima a iniciativa de reunir todas as pessoas da Rede para essa capacitação, é sempre bom dividir as experiências, ter um espaço para essa discussão é muito importante.”
(Rosimeire Inácia EMEI Andelo Kreta)

“A união da saúde e da educação da melhores resultados, porque a educação                                                                           esta mais próxima das crianças e adolescentes e tem como identificar mais rapidamente os casos, saber o que esta acontecendo, como está o desenvolvimento dessa criança.”
(Liliana, SUVIS)
É fundamental a capacitação e o trabalho que a rede vem realizando, mais precisamos aprofundar mais sobre o tema e poder nos integrar e se envolver com essa causa”
(Genivaldo, Conselho Tutelar de Parelheiros)

Esta capacitação faz parte do POL Capela e Parelheiros que estabelece as ações locais de enfrentamento à violência e exploração sexual na Região, onde esta prevista mais um módulo de capacitação, ainda neste ano com o Tema  “o Auto-cuidado de Crianças e Adolescentes na prevenção de violências sexuais”.
Assim te convidamos à participação das próximas reuniões e acompanhamento das ações que temos realizado para que você identifique em sua atuação profissional a oportunidade de incluir o Tema em sua agenda, e participar do enfrentamento à violência e exploração sexual contra criança e adolescentes.


Próxima Reunião

Dia 10/10/13 (quinta-feira) das 13hs30min às 15hs30min.
Local: Aldeias Infantis SOS Brasil
Endereço: Rua Fernando Amaro de Miranda, 71 - Jd. Colonial próximo ao SESC Interlegos 
Telefone: 5661-0026, falar com Everton



Nenhum comentário: