terça-feira, 30 de abril de 2013

Seminário de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Criança e Adolescentes da Capela do Socorro e Parelheiros


A Rede de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Criança e Adolescentes da Capela do Socorro e Parelheiros, realizado aos 19 de abril no CEU Vila Rubi o Seminário que tornou público o Plano Operativo Local onde estão estabelecidas as ações e estratégias deste enfrentamento adotadas pelas Regiões da Capela do Socorro e Parelheiros, com o objetivo de instrumentalizar e compromissar os trabalhadores do território dos recursos e estratégias propostas pela Rede ao enfrentamento deste tipo de violência, o evento foi idealizado e planejado por vários atores do território, de forma à alcançar o público alvo. Foram mais da 280 participantes, destes 70% são profissionais que atuam no território, representando projetos ou serviços da assistência social, educação, garantia de direitos da infância e saúde.   
Reconhecendo a importância da articulação das mais variadas pastas, órgãos públicos e da sociedade civil nessa empreitada, importantes lideranças do Município e das Regiões da Capela do Socorro e de Parelheiros se fizeram representar na mesa de abertura do evento. Conduzidas por Tatiana Madeira (Instituto Anchieta Grajaú) foram oportunas as falas dos representantes locais reconhecendo a importância de se pautar o Tema, ratificando o compromisso com a necessária articulação intersecretarial no Território.
O Evento sinalizou um importante potencial da Rede de Enfrentamento, mas só poderemos medir o seu sucesso com a articulação que os serviços e profissionais do Território estarão dispostos a praticar de hoje em diante. Vale destacar que entre os profissionais participantes, a maioria deles 35% destacam a preocupação com o Eixo Mobilização e Articulação, relacionando-o acertadamente à outros Eixos do Plano, no entanto no Evento foram mais de 150 serviços do Território representados. Temos com isso um problema e uma solução!
Assim te convidamos à participação na próxima reunião, especialmente esta será importante para que os profissionais dos serviços e projetos do Território pautem o Tema em suas agendas, identificando em sua rotina profissional as oportunidades de enfrentar a violência e exploração sexual contra criança e adolescentes.







Nenhum comentário: