segunda-feira, 22 de julho de 2013

Ata de Reunião da Rede

São Paulo, 11 de julho de 2013, na Supervisão Técnica de Saúde da Capela do Socorro.
Ata de Reunião

Presentes: Ilma(Aldeias Infnatis), Denilson(UBS), Rosely(OS-Sta Catarina), Elza(Aldeias Infnatis), Sebastiana (CCNSF), Geni (SAEC), Renata (STS Capela do Socorro), Ana Claudia (SUVIS Capela do Socorro), Katia Dias(CCJA), Elizabeth(CRESER), Everton Borges(Aldeias Infantis), Luciana(CCJA), Dalva(DRE Capela do Socorro), Edna(DRE Capela do Socorro), Patricia(ASF), Sifriana(CEI Geraldo).

Alguns colegas participantes da Rede justificaram suas ausências em virtude da Conferencia Regional da Assistência Social, que seria no dia seguinte ao da reunião.

Ao inicia da Reunião contávamos com 8 participantes, e o grupo entendeu ser mais proveitoso não haver os Grupos de Trabalhos, como programado, assim as pautas que os participantes entenderam serem convenientes discutirem foram tratadas com todos em roda, da forma convencional. No entanto os participantes duplicaram no decorrer da reunião, compondo o número de presentes descrito acima.

Foi pauta:
1)    Devolutiva do Fluxo proposto pela Promotoria da Infância e Juventude;
2)    Planejamento das Ações do POL Capela e Parelheiros;
- Levantamento de Casos, que identifique o perfil do atendimento;
- 2ª Capacitação da Rede.
3)    Postura da Rede de enfrentamento quanto a mobilização à implantação do CREAS Parelheiros.

1ª Pauta

Considerando o tema principal da Rede de Enfrentamento, dentre as situações que afetam às crianças e adolescentes detalhadas no documento proposto, na oportunidade nos propomos a discutir apenas o que se referiria a violência e exploração sexual, destacando em vermelho as alterações proposta pelo grupo, como segue em anexo.
Dentre as considerações postas destaca-se as seguintes:
No campo que se refere à Saúde,  a proposta original indica que a notificação seria realizada à VIJ, CT e ao MP, no entanto a notificação praticada entre os serviços de saúde atendem ao documento norteador da SMS que estabelece somente o encaminhamento ao CT, salvo casos específicos quando poderá ser encaminhado também a outros atores;
Os presentes também entenderam relevante fazer uma distinção entre Proteção Social Especial e Proteção Básica no campo que se referia à Assistência Social, isto porque reconhecendo que segundo a NOB SUAS, estes serviços de proteção atendem a públicos que demandam diferentes intervenções e por isso diferentes fluxos de atendimento, ainda que se refiram à uma mesma pasta;
No que se refere a Educação o destaque foi que à atenção prestada pelos serviços de educação se voltariam às crianças e adolescentes vinculados à unidade escolar, atendendo à Portaria da SME nº 5552/12.

2ª Pauta:
Do Planejamento das ações deliberou-se o seguinte:
Será agendada, com prazo até o encontro seguinte da Rede, uma reunião com o Grupo de Trabalho do Eixo Analise da Situação que tratará do Levantamento dos Casos, neste momento a SUVIS da Parelheiros e o CREAS Capela do Socorro seriam re-convidados a se fazerem representar, somando-se à Ana Claudia e a Elza nesta discussão.
     A 2ª Capacitação da Rede de Enfrentamento será voltada à um grupo restrito de participantes, oque limitará à no máximo 30 vagas, que serão distribuídas igualmente entre os serviços participantes, mantendo um caráter multiplicador do conteúdo. No entanto ficou claro que os serviços essencialmente de supervisão como a STS da Capela do Socorro e a DRE Capela do Socorro teriam comprometidas qualquer proposta de multiplicação do conteúdo apresentado na capacitação, por supervisionarem diversos serviços de atendimento direto, assim fixou-se como as “ações de sensibilização de profissionais da ponta” previstas no POL Capela e Parelheiros como estes momento de maior aproximação dos serviços supervisionados com o tema.  

3ª Pauta:

Os presentes entenderam que a ausência de representação da politica pública de assistência social em Parelheiros, por parte de serviços desta região no referido encontro comprometeria uma acertada postura quanto a participação da Rede na referida mobilização. Por isso postergou esta discussão sob a expectativa que estes serviços estejam melhor representados.

II Seminário do Plano Operativo Local – POL da Capela do Socorro e Parelheiros

No dia  (21/08/2025), no Centro Cultural do Grajaú/São Paulo, a Rede de Enfrentamento relalizou o seu II Seminário do Plano Operativo  –  P...